ACHE AQUI O SEU PROFISSIONAL DE SAÚDE!
Médico Dentista Fisioterapeuta Nutricionista Fonoaudióloga Psicólogo Enfermeira Terapias Alternativas Personal Trainer Veterinário

Cadastro gratuito para os profissionais de saúde. Clique aqui.

  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer

Edição Impressa
Assine nossa newsletter:
cadastrar
Participe da nossa enquete:
Melhor região do Brasil para tirar as Férias?












votar
ver resultado


AMIGO DA VISÃO: AMBLIOPIA

10/09/2018 | Visualizações: 707
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer
Dê a sua nota:
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer



Esta coluna é dedicada a melhorar a condição visual das pessoas.

Iremos falar de Ambliopia ( Olho Preguiçoso )
A ambliopia é imprecisão de visão sem que haja lesão orgânica perceptível do olho, pode ser chamado de olho vago ou olho preguiçoso.  É a causa mais comum de deficiência visual em crianças e adultos jovens e de meia idade. O olho amblíope é o olho que não se desenvolveu na infância. Pode ser um ou nos dois olhos.

A ambliopia é causada por qualquer condição que não permita o desenvolvimento ocular ou o uso normal dos olhos.

"Quando estamos na infância, até uns sete anos tem uma fase desenvolvimento visual, quando aprendemos a “ver “o cérebro tem de receber imagens o mais clara possível e focadas para haver o desenvolvimento visual normal”. Não acontecendo isso o desenvolvimento será diferente produzindo alterações anatómicas e funcionais do córtex da área visual do cérebro."

A ambliop"a orgânica ( a mais comum), esta é geralmente insuficiente para explicar o nível de visão. Vulgarmente denominada de “olho preguiçoso”, essa afecção pode variar de leve a severa, sendo normalmente unilateral, mas em raros casos, pode afetar ambos os olhos. Esta é a causa mais frequente de perda visual monocular.

A ambliopia afeta cerca de 3% das pessoas no mundo
Existem varias causas principais da ambliopia apesar de haver outras, as principais são:

"Ambliopia estrábica causada pelo estrabismo (desvio dos olhos) podendo ocorrer em qualquer idade por diversos fatores, mais comum em crianças (estrabismo infantil)."

• A ambliopia por estrabismo é o tipo de ambliopia comum. Para evitar a visão dupla causada por olhos mal alinhados, o cérebro ignora a informação visual do olho desalinhado, levando à ambliopia.

• A ambliopia por anisometropia acontece quando o problema é causado por uma anisometropia (diferença do erro refrativo entre os dois olhos). Ela pode ser causada por erros refrativos desiguais nos dois olhos, apesar do alinhamento dos olhos estarem perfeito. Se um olho for míope ou hipermetrope significativa não corrigida, enquanto o outro olho não ou um olho pode ter astigmatismo significativo e o outro olho não.

• A ambliopia por ametropia ocorre sempre que existem erros refrativos muito elevados (por exemplo, miopia alta) e não corrigidos em ambos os olhos e assim não permitem a formação de uma imagem nítida nos dois olhos, dificultando assim o pleno desenvolvimento visual.

• A ambliopia iatrogênica: Quando acontece uma oclusão mal planejada praticada nos 12 primeiros meses de vida podendo levar a uma ambliopia profunda, daí a necessidade imperativa de acompanhamento muito próximo em caso de diagnóstico de oclusão numa criança muito jovem. Outro tipo de ambliopia iatrogênica pode ocorrer por má conduta profissional.

• A ambliopia nutricional é o termo preferido para afecção, às vezes, referida como ambliopia por fumo e álcool ou drogas, já que todos são a mesma entidade. Pessoas com hábitos alimentares pobres, particularmente se a dieta for deficiente em complexo de vitamina B, podem desenvolver este tipo de ambliopia.

Quais os sintomas da Ambliopia?
Em geral uma criança com ambliopia não tem sintoma aparente, elas podem não observar que sua visão em um dos olhos é diferente da visão no outro ou podem ser novas demais para descrever os sintomas muitas vezes parecem não ter nenhum problema. Por falta de experiência visual, muitas vezes elas acham que isso é normal. Às vezes podem apertar os olhos tentando enxergar melhor.  Deve se observar se a criança tem a capacidade de ver a distancia dela e um objeto, se ela se posiciona bem, por exemplo, para receber uma bola ou se ela é desajeitada ao passar pela mobília e esbarra muito quando passa por ela.

Tratamento da ambliopia
Este deve ser feito por um optometrista com especialização em ortóptica ou optometria comportamental ou um ortóptico.
Uma forma de identificar nas crianças se elas tem alguma dificuldade de enxergar é tampar um dos olhos pedir para a criança ver algum objeto ou coisa e depois tampar o outro olho e perguntar a criança se a visão com os olhos são iguais. Se a criança falar que tem alguma diferença na visão ou empurrar a mão afastada quando está sobre um olho, mas não quando estiver sobre o outro há a possibilidade do olho estar trabalhando menos que o outro e deve se procurar um optometrista ou oftalmologista para uma avaliação, pois havendo ambliopia na criança há a urgência de tratar sob pena de serem provocados danos irreversíveis na visão.

Fontes:
National Eye Institute. U.S. Department of Health and Human Services - National Institutes of Health.
https://www.news-medical.net/health/Lazy-Eye-Symptoms

Sergio Machado
Bacharel em optometria, Membro do IBTPLC
http://amigodavisaooficial@gmail.com


 






Comentários (21):

Em 12/09/2018 PaoloTacconella escreveu:
Bravo Sergio! Um excelente trabalho de síntese e simplificação para difundir o conceito de ambliopia para as pessoas. Saudações da Itália!

Em 12/09/2018 Silvany Henriques Nery escreveu:
Parabéns Sergio pelo artigo,que vc cresça cada vez mais em sua area de trabalho.

Em 12/09/2018 Leonice Sena escreveu:
Parabéns amigo Sérgio! Esse artigo é maravilhoso! Simples e bem explicado! Tenho certeza que irá ajudar muita gente! Você é nota dez!!

Em 12/09/2018 Augusto Torres escreveu:
Parabéns Sérgio , excelente publicação... Acrescentando cada vez mais a nossa classe,.. é o avanço da OPTOMETRIA..

Em 11/09/2018 Veronica montarroyos escreveu:
Parabéns Sérgio querido, como sempre muito dedicado

Em 10/09/2018 Leonardo escreveu:
Meu nome e Leonado dos Anjo sou optometrista e ortopico. Este artigo me deixa muito feliz em ver colegas expondo assuntos de grande importacia e colocado de uma forma, simples direta e objetiva podendo esclarecer a pais educadores e outros a importancia de exames periodicos afim de previnir e tratar esses e outros problemas relacionados a visao.

Em 10/09/2018 vanderlei escreveu:
Sergio Machado,mais uma vez contribuindo para saudê de todos. embora algumas palavras não são comuns do nosso dia dia mas todo o texto e muito esclarecedor.

Em 10/09/2018 Adriana Diniz escreveu:
Este artigo foi escrito de forma que alcance leigos e profissionais do ramo, muito bom! Precisamos de mais publicações em nossa área!

Em 10/09/2018 Sonia camilo escreveu:
Vc é nota 10 adorei o seu artigo

Em 10/09/2018 David Marcelo escreveu:
Parabéns pelo artigo , preciso e fácil entendimento.!

Em 10/09/2018 Hélio Menezes da Silveira escreveu:
Muito boa essa reportagem e esse profissional Optometrista que é capaz de resolver os problemas de Ambliopia

Em 10/09/2018 MAURÍCIA CRISTINA COSTA SENA escreveu:
Parabéns Sérgio ! Artigo maravilhoso muito feliz em acompanhar de perto sua dedicação a profissão com muito empenho e amor.Um grande abraço .

Em 10/09/2018 Flávio Possollo Goulart escreveu:
Parabéns e obrigado pela explanação, Sérgio. Jamais imaginei que uma anomalia no conjunto ótico (se assim puder chamar) poderia causar impactos na anatomia do córtex associado àquela área.

Em 10/09/2018 Ezequiel ignacio escreveu:
Que bom que é abrir uma notícia e ler um artigo tão engrandecedor e fundamental como esse. Excelente publicação, Parabéns Sérgio pela iniciativa, e seus idealizadores por abrir espaço a informação.Muito Bom!!!

Em 10/09/2018 Marcelo Oliveira escreveu:
Excelente texto, como somos ignorantes em relação às questões da optometria tão essenciais às nossa vidas! Gostaria de deixar uma sugestão ao amigo Sérgio Machado para discorrer mais sobre o tema em relação a ambliopia em adultos, como prevenção, causas e tratamentos! Abraços!

Em 10/09/2018 José Zadra escreveu:
Parabéns ao Sérgio Machado pelo excelente testo publicado. Espero que dê continuidade ao tema periódicamente. Sucesso na carreira é o que te desejo. José Zadra

Em 10/09/2018 Jean Charles escreveu:
Muito bem Parabéns Sérgio

Em 10/09/2018 Gizely Auxiliadora. escreveu:
Parabénssssssss Sérgio Machado.Pelo o artigo publicado, de fácil compreensão e entendimentos.Com certeza irá ajudar a muitos que tem dúvidas sobre a Ambliopia!

Em 10/09/2018 Débora Cátia escreveu:
Ótimo tema . A população de uma maneira geral precisa de informações relevantes como essa, parabéns !

Em 10/09/2018 Jose dos Santos Silva Filho escreveu:
Meu amigo Sergio, voce estás de parabéns, continue com este trabslho de divulgação do nosso conhecimento em sites importante comi este. Só temos a crescer e ser respeitados por todos.

Em 10/09/2018 Juliane Nery escreveu:
Muito bom Sergio, você é um excelente profissional e isso reflete claramente através desss artigo tão esclarecedor. Parabéns!


ANTES DE ESCREVER O SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE:
Todo e qualquer comentário postado neste site é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios, obscenos ou que não tenham relação com o conteúdo serão excluídos. Dê a sua opinião com responsabilidade!
Comentários

Deixe o seu comentário:

Nome:


E-mail (não será publicado):


Mensagem:


enviar















Siga-nos nas Redes Sociais