ACHE AQUI O SEU PROFISSIONAL DE SA√öDE!
Médico Dentista Fisioterapeuta Nutricionista Fonoaudióloga Psicólogo Enfermeira Terapias Alternativas Personal Trainer Veterinário

Cadastro gratuito para os profissionais de saúde. Clique aqui.

  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer

Edição Impressa
Assine nossa newsletter:
cadastrar
Participe da nossa enquete:
Melhor região do Brasil para tirar as Férias?












votar
ver resultado


Campanha de vacinação contra gripe. Saiba tudo sobre a H3N2, Einstein inicia em São Paulo

02/05/2018 | Visualizações: 296
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer
Dê a sua nota:
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer



 

Entre janeiro e 7 de abril, a Secretaria de Vigil√Ęncia em Sa√ļde do Minist√©rio da Sa√ļde registrou 286 casos de gripe e 26 mortes pela doen√ßa no Brasil. Desse total, 12 foram causadas pelo H3N2, que √© a muta√ß√£o do v√≠rus que deve predominar no inverno brasileiro em 2018 e que, no Hemisf√©rio Norte, infectou mais de 47 mil pessoas entre dezembro de 2017 e janeiro deste ano. A imuniza√ß√£o √© a principal forma de prevenir o problema e seus sintomas ‚Äď que podem ser fatais ‚Äď e minimizar o risco de uma epidemia. Na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, a campanha de vacina√ß√£o j√° come√ßou com a disponibilidade de 23 mil doses. A partir dos seis meses de idade, a vacina√ß√£o j√° √© recomendada.

 

‚ÄúO ideal √© que a vacina√ß√£o aconte√ßa em abril e maio, antes de o v√≠rus come√ßar a circular para valer no Brasil, o que deve ocorrer na proximidade do inverno, em maio‚ÄĚ, explica o m√©dico Alfredo Elias Gilio, coordenador t√©cnico da Cl√≠nica de Imuniza√ß√£o. A prote√ß√£o contra os micro-organismos no corpo humano se d√° depois de 10 dias. Chamada de quadrivalente, o imunizante oferecido pelo Einstein por R$ 160,00 protege contra quatro v√≠rus predominantes neste inverno ‚Äď AH1N1, AH3N2, B Yamagata e B Victoria. J√° as vacinas que ser√£o disponibilizadas pelo Minist√©rio da Sa√ļde gratuitamente √†s¬†pessoas pertencentes aos grupos de risco ‚Äď crian√ßas, idosos e gr√°vidas, por exemplo ‚Äď s√£o trivalentes. Ou seja, protegem contra tr√™s subtipos de v√≠rus Influenza tipo A: H1N1, H3N2 uma para Influenza tipo B.

 

Todos podem se vacinar. Mas h√° grupos priorit√°rios

A vacina contra a gripe √© segura e recomendada para todas as faixas et√°rias, com exce√ß√£o de pessoas al√©rgicas √† prote√≠na do ovo. Por√©m, h√° grupos priorit√°rios na campanha, como crian√ßas entre 6 meses e 5 anos, pessoas com mais de 60 anos e gestantes, por serem mais vulner√°veis aos efeitos do problema e sofrerem mais com os sintomas e agravamento al√©m dos sintomas gerais como dor no corpo, febre e coriza. ‚ÄúA evolu√ß√£o do quadro de gripe pode resultar em complica√ß√Ķes como pneumonia, sinusite, piora das doen√ßas cr√īnicas como insufici√™ncia card√≠aca, asma ou diabetes. Pode levar √† interna√ß√£o e at√© a morte‚ÄĚ, afirma o m√©dico do Einstein.

 

A vacina

A defini√ß√£o dos v√≠rus que comp√Ķe a vacina a cada ano √© feita pela Anvisa (Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria) com base em recomenda√ß√£o da OMS (Organiza√ßao Mundial de Sa√ļde). ‚ÄúExistem laborat√≥rios de vigil√Ęncia em v√°rios pa√≠ses do mundo. Eles enviam para a central da OMS os boletins dos v√≠rus circulantes em suas localidades. Essas informa√ß√Ķes s√£o a base para a defini√ß√£o dos v√≠rus mais predominantes em determinado ano e que v√£o fazer parte da composi√ß√£o da vacina‚ÄĚ, explica Gilio.

 

Durante o inverno no Hemisf√©rio Norte, que antecede o nosso, o v√≠rus predominante foi o H3N2. A situa√ß√£o deve se repetir por aqui e em outros pa√≠ses localizados no Hemisf√©rio Sul. O surto da gripe nos Estados Unidos, por exemplo, deveu-se √† baixa efic√°cia da imuniza√ß√£o ‚Äď de 25% contra o H3N2, de acordo com os Centros de Controle e Preven√ß√£o de Doen√ßas (CDC), √≥rg√£o do governo americano. ‚ÄúA vacina foi revista pela OMS e a imuniza√ß√£o no Brasil ser√° feita com uma cepa atualizada do v√≠rus AH3N2‚ÄĚ, explica Gilio.

 

Ele esclarece que a composi√ß√£o do imunizante √© feita com v√≠rus inativado e fracionado. ‚ÄúNo portugu√™s claro, ele est√° morto e esquartejado. Isso quer dizer que a vacina n√£o causa a gripe. O que acontece √© que muitas pessoas confundem gripe com o resfriado‚ÄĚ, esclarece.

 

 

√Č resfriado ou gripe?

Resfriado

Gripe

O que é: O resfriado é um quadro de infecção das vias aéreas superiores que acomete as mucosas do nariz e da boca

 

Duração: De 3 a 5 dias

 

A causa: Normalmente é causado por quadros virais. Os principais vírus o adenovírus ou rinovírus.

 

Sintomas: dor no corpo leve, febre baixa, congest√£o nasal, espirros, tosse, coriza (em alguns casos), dor de garganta leve

 

Prevenção: manter sempre as mucosas hidratadas bebendo bastante água, fazendo lavagem do nariz com soro fisiológico, sempre higienizar bem as mãos com álcool gel e água e sabão

 

O que √©: A gripe √© uma infec√ß√£o viral que afeta especialmente as vias a√©reas e o pulm√£o. √Č causada pelo Influenza, um v√≠rus mutante, ou seja, tem v√°rios subtipos.¬† O que est√° circulando em 2018 √© o H3N2.

 

Duração: de 7 a 10 dias

 

Sintomas: Os sinais e sintomas s√£o semelhantes aos do resfriado, mas de forma potencializada e com maior dura√ß√£o. Febre alta, dores musculares intensas, dor de cabe√ßa, aumento da sensa√ß√£o de cansa√ßo, dor no peito. Pode evoluir para manifesta√ß√Ķes respirat√≥rias mais graves, como falta de ar

 

Vacinação: A chance ce contrair gripe tomando vacina é mínima

 


 
tags:






Comentários (0):


ANTES DE ESCREVER O SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE:
Todo e qualquer comentário postado neste site é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios, obscenos ou que não tenham relação com o conteúdo serão excluídos. Dê a sua opinião com responsabilidade!
Comentários

Deixe o seu comentário:

Nome:


E-mail (não será publicado):


Mensagem:


enviar















Siga-nos nas Redes Sociais