ACHE AQUI O SEU PROFISSIONAL DE SAÚDE!
Médico Dentista Fisioterapeuta Nutricionista Fonoaudióloga Psicólogo Enfermeira Terapias Alternativas Personal Trainer Veterinário

Cadastro gratuito para os profissionais de saúde. Clique aqui.

  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer

Edição Impressa
Assine nossa newsletter:
cadastrar
Participe da nossa enquete:
Melhor região do Brasil para tirar as Férias?












votar
ver resultado


Mal de Alzheimer: prevenção é o melhor remédio

02/05/2018 | Visualizações: 554
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer
Dê a sua nota:
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer



Doença pode ser prevenida, ainda na juventude, com mudanças de hábitos
A expectativa de vida das pessoas vem crescendo ano a ano. De 2015 para 2016, por exemplo, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o aumento na expectativa de vida do brasileiro foi de 3 meses. No entanto, com a expansão no tempo de vida da população, também se torna maior a preocupação em torno de doenças que costumam a surgir com o avanço da idade. Umas delas é o mal de Alzheimer, que geralmente acomete pessoas acima dos 80 anos.O Alzheimer é uma doença incurável e que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. A doença se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. A doença, que começa nas amigdalas cerebrais, córtex pré-frontal e hipocampo, acaba atacando todo o cérebro, provocando danos irreversíveis. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

A doença também é caracterizada pela perda de memória, alegria e de sentimentos que dão prazer à vida, fazendo com que o paciente tenha a sensação de não ter mais controle de sua própria mente. A pessoa acometida pelo Alzheimer perde a consciência por suas ações e sua própria identidade, uma vez que não consegue mais reconhecer a si mesma, além de amigos, familiares e até mesmo seus próprios filhos. Como na maioria das vezes o indivíduo com a doença também perde o poder de decisão, ele passa a precisar da ajuda de outros para controlar a sua própria vida.

Mulheres
A maior incidência do mal de Alzheimer é entre mulheres, portanto, são elas que precisam tomar ainda mais cuidados. Segundo o nutrólogo e precursor da medicina bioortomolecular no Brasil, Dr J Bussade, que também é mentor científico da Bothanica Mineral®, o primeiro motivo que leva as mulheres a sofrerem mais com este mal é o uso do anticoncepcional. “As mulheres fazem uso deste estrogênio muitas vezes a partir dos 14 até os 35 anos. Aí, então, elas fazem um tipo de menopausa química. Esses fatores ajudam a desencadear a doença. Além disso, algumas mulheres fazem histerectomias (retirada do útero) e diversas pesquisas demonstram que estas mulheres sofrem mais com o Alzheimer”, destaca o médico, que também explica que é a testosterona o que ajuda o homem a estar mais protegido em relação ao Alzheimer.

Prevenção
Como todas as doenças, o melhor remédio para o Alzheimer é a prevenção, que deve começar muito antes da terceira idade, por meio da manutenção de um estilo de vida saudável, desde a juventude.
Dr J Bussade explica que a prática de atividade física é muito importante para a prevenção. “Atividades físicas ativam um componente cerebral chamado BNDF(fator neurotrófico derivado do cérebro). Ele ativa a glia, que é considerada hoje 90% do cérebro e que ajuda a nutrir o mesmo e a fazer conexões entre os neurônios”, destaca. Além disso, a atividade física aumenta a biogênese mitocondrial. “Quanto mais mitocôndrias você tiver, mais você vai viver”, afirma o especialista.
O bom sono é outro fator que pode contribuir na prevenção e a própria atividade física ajuda a melhorar a qualidade do sono, assim como técnicas de meditação: yoga, tai chi, entre outras. A nutrição também é muito importante, muitas vezes sendo recomendada a suplementação com vitaminas e sais minerais.
Uma dica do Dr J Bussade é colocar metas para ativar o cérebro. “Você precisa estabelecer desafios para o seu cérebro, ter metas, estudar novas línguas, fazer palavras cruzadas, prestar um trabalho social voluntário e ter uma finalidade de vida. Seu cérebro começa a envelhecer quando as suas recordações passam a ser mais frequentes que as suas aspirações”, finaliza. 

Sobre o Dr J Bussade
Introdutor da Prática Medica Ortomolecular no Brasil | CRM 14.558/SP. Nutrólogo, Médico Clínico, Generalista, Cirurgião Geral, Gastroenterologista, Coloproctologista e Nutrólogo. Pioneiro Mundial da Prática Estética Ortomolecular; Introdutor da Medicina Estética no Brasil; Um dos Precursores da Prática Médica Ortomolecular na América Latina; Estudioso da Nutrição, Homeopatia e Fitoterapia. Participante ativo como palestrante Oficial dos primeiros Congressos Internacionais de Estética, Medicina Estética e Pratica Médica Ortomolecular no Brasil com mais de 47 anos de experiência profissional. Também é ativo pesquisador nas áreas de antiaging e nutrologia. Mentor científico da Bothanica Mineral®.

Sobre a Bothanica Mineral®
É uma empresa absoluta no ramo cosmecêutico e nutracêutico genuinamente ortomolecular e referência nacional no mercado de estética corporal. Está presente em todos os estados brasileiros e mais 15 países.


 
tags:






Comentários (0):


ANTES DE ESCREVER O SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE:
Todo e qualquer comentário postado neste site é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios, obscenos ou que não tenham relação com o conteúdo serão excluídos. Dê a sua opinião com responsabilidade!
Comentários

Deixe o seu comentário:

Nome:


E-mail (não será publicado):


Mensagem:


enviar















Siga-nos nas Redes Sociais