Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/gussan15/mktnova-1.com/saudelazer/noticias-comentarios.php:5) in /home/gussan15/mktnova-1.com/saudelazer/includes/metas2.php on line 5
Revista Saúde & Lazer - Notícia na íntegra



ACHE AQUI O SEU PROFISSIONAL DE SA√öDE!
Médico Dentista Fisioterapeuta Nutricionista Fonoaudióloga Psicólogo Enfermeira Terapias Alternativas Personal Trainer Veterinário

Cadastro gratuito para os profissionais de saúde. Clique aqui.

  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer

Edição Impressa
Assine nossa newsletter:
cadastrar
Participe da nossa enquete:
Melhor região do Brasil para tirar as Férias?












votar
ver resultado


A ação da vacina contra dengue dentro do organismo

09/11/2017 | Visualizações: 3504
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer
Dê a sua nota:
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer



O passo-a-passo da ativação do sistema imunológico para proteção contra a doença
Fomos acostumados a buscar maneiras de tratar uma doença depois que ela já está presente em nosso organismo. Para muitas pessoas, é difícil pensar em prevenção - talvez porque não entendam a maneira que mecanismos de precaução, como as vacinas, são capazes de nos proteger. Por isso, gostaria de sugerir uma pauta que mostre como uma vacina age dentro do nosso corpo.

Um exemplo √© a vacina contra dengue. A imuniza√ß√£o completa acontece depois de aplicadas tr√™s doses, com intervalos de seis meses entre cada uma, completando um ano da primeira at√© a √ļltima dose1. A partir da primeira aplica√ß√£o, a vacina j√° oferece prote√ß√£o, mas √© fundamental receber as tr√™s doses para garantir que a imuniza√ß√£o seja adequada para todos os sorotipos de dengue2. Por isso √© importante aproveitar esta √©poca do ano, em que a circula√ß√£o dos v√≠rus da doen√ßa ‚Äď transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti ‚Äď est√° menor, j√° que o inverno √© o que podemos chamar de ‚Äúbaixa temporada‚ÄĚ, pois a prolifera√ß√£o do mosquito transmissor √© maior quando as temperaturas est√£o elevadas.
                                                                                                                                                    
A vacina contra dengue √© um imunizante recombinante tetravalente, isto √©, oferece prote√ß√£o para os quatro sorotipos existentes da doen√ßa ‚Äď tipos 1, 2, 3 e 4, produzida com v√≠rus vivo atenuado1. Uma vez no corpo, ativa o sistema imunol√≥gico e a produ√ß√£o de anticorpos1. Na pr√°tica, o sistema imunol√≥gico √© ativado em etapas3:

1. As c√©lulas dendr√≠ticas (gl√≥bulos brancos ou leuc√≥citos) capturam e transportam as cepas da vacina (os quatro sorotipos vivos, por√©m atenuados) por meio dos vasos linf√°ticos para os g√Ęnglios linf√°ticos3.
2. Nos g√Ęnglios linf√°ticos, as c√©lulas T, leuc√≥citos respons√°veis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos(ou ant√≠genos) s√£o ativados e, em seguida, acionam as c√©lulas B, outro tipo de gl√≥bulos brancos. Ao se multiplicarem, as c√©lulas B produzem os anticorpos contra cada um dos 4 v√≠rus da dengue, inseridos no organismo pela vacina3.
3. Os anticorpos contra os quatro tipos de v√≠rus da dengue s√£o disseminados em todo o corpo por meio da corrente sangu√≠nea3. Quando um mosquito infectado pica algu√©m que j√° foi vacinado, o v√≠rus que entra no corpo √© reconhecido pelo sistema imunol√≥gico3. Os anticorpos espec√≠ficos (gerados pela vacina) podem atuar neutralizando o v√≠rus, que √© bloqueado pelo pr√≥prio sistema imunol√≥gico da pessoa3.

No Youtube, voc√™ pode acessar um v√≠deo https://www.youtube.com/watch?v=OrxYPYnro6w que mostra por meio de anima√ß√Ķes gr√°ficas como estas etapas acontecem.

Mais informa√ß√Ķes sobre a vacina
Produzida pela Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas da Sanofi, é indicada para pessoas de 9 a 45 anos de idade que vivem em áreas endêmicas, e oferece proteção contra os quatro sorotipos existentes da doença (tipos 1, 2, 3 e 4), produzida com vírus vivo atenuado e possui em sua estrutura o vírus vacinal da febre amarela1.

Aprovada pela ANVISA no Brasil, em dezembro de 2015, a vacina chega como uma adicional ferramenta de sa√ļde p√ļblica para contribuir, junto com as estrat√©gias e educa√ß√£o e controle do vetor transmissor, o mosquito Aedes Aegypti4. Pode ajudar na redu√ß√£o dos gastos com interna√ß√Ķes, uma vez que os estudos demonstraram redu√ß√£o de 81% das interna√ß√Ķes e de 93% dos casos graves2. A efic√°cia global √© de aproximadamente 66% o que significa que em um grupo de 1 milh√£o de pessoas, 660 mil evitariam contrair a doen√ßa, ou a preven√ß√£o de dois em cada tr√™s casos da doen√ßa2.

√Č a primeira vacina contra dengue aprovada no Brasil e no mundo4. Recebeu, em 2016, a recomenda√ß√£o da Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde para introdu√ß√£o em pa√≠ses end√™micos (como o Brasil), al√©m da indica√ß√£o da Sociedade Brasileira de Imuniza√ß√Ķes (SBim), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e tamb√©m da Sociedade Latino Americana de Infectologia Pedi√°trica (SLIPE) e da Associa√ß√£o Latino Americana de Pediatria (ALAPE)4-7. Em 2017, recebeu a recomenda√ß√£o da Federa√ß√£o Brasileira de Ginecologia e Obstetr√≠cia (FEBRASGO) e da Sociedade Brasileira de Cl√≠nica M√©dica (SBCM)8,9.


 
tags:






Comentários (0):


ANTES DE ESCREVER O SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE:
Todo e qualquer comentário postado neste site é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios, obscenos ou que não tenham relação com o conteúdo serão excluídos. Dê a sua opinião com responsabilidade!
Comentários

Deixe o seu comentário:

Nome:


E-mail (não será publicado):


Mensagem:


enviar















Siga-nos nas Redes Sociais