Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/gussan15/mktnova-1.com/saudelazer/noticias-comentarios.php:5) in /home/gussan15/mktnova-1.com/saudelazer/includes/metas2.php on line 5
Revista Saúde & Lazer - Notícia na íntegra



ACHE AQUI O SEU PROFISSIONAL DE SA√öDE!
Médico Dentista Fisioterapeuta Nutricionista Fonoaudióloga Psicólogo Enfermeira Terapias Alternativas Personal Trainer Veterinário

Cadastro gratuito para os profissionais de saúde. Clique aqui.

  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer

Edição Impressa
Assine nossa newsletter:
cadastrar
Participe da nossa enquete:
Melhor região do Brasil para tirar as Férias?












votar
ver resultado


Você já ouviu falar em anosmia?

02/08/2017 | Visualizações: 1641
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer
Dê a sua nota:
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer



Idosos são os mais atingidos pela doença
O termo anosmia significa perda completa do olfato. Trata-se de uma situa√ß√£o que pode ser potencialmente perigosa, j√° que diante de odor de g√°s (vazamento) ou de fuma√ßa (inc√™ndio), alimentos estragados, a pessoa que sofre de anosmia ser√° o √ļltimo a perceber o perigo.
Os sintomas incluem a perda da percep√ß√£o de cheiros e do gosto das coisas, mas existem ainda os casos em que h√° uma distor√ß√£o nestas percep√ß√Ķes, quando o indiv√≠duo percebe cheiros estranhos e gostos at√≠picos do habitual. .
Os sintomas incluem a perda da percep√ß√£o de cheiros e do gosto das coisas, mas existem ainda os casos em que h√° uma distor√ß√£o nestas percep√ß√Ķes, quando o indiv√≠duo percebe cheiros estranhos e gostos at√≠picos do habitual.

A causa da doen√ßa pode estar relacionada com a les√£o do nervo do olfato ou obstru√ß√£o √† passagem de ar pelas fossas nasais, incluindo trauma, p√≥lipos nasais, rinite al√©rgica, sinusite, resfriados, gripes, sequela de infec√ß√Ķes virais, inala√ß√£o de produtos qu√≠micos t√≥xicos, tumores, uso de determinados medicamentos t√≥xicos ao olfato, diabetes, doen√ßa de Alzheimer, doen√ßa de Parkinson, radioterapia, quimioterapia, desnutri√ß√£o, esclerose m√ļltipla, defici√™ncia vitam√≠nica, tabagismo, envelhecimento, heran√ßa gen√©tica, AVC (acidente vascular cerebral), entre outros.

A anosmia √© mais prevalente em idosos devido a degenera√ß√£o dos neur√īnios implicados no sentido olfativo. Os homens s√£o os mais afetados.
Tratamento - o sintoma pode ser agudo ou cr√īnico. √Č agudo nos casos de rinite al√©rgica, sinusite, resfriados, gripes; e desaparece assim que h√° tratamento ou resolu√ß√£o dos quadros cl√≠nicos descritos. S√£o casos cr√īnicos aqueles que persistem por mais de tr√™s semanas. O tratamento √© diversificado, e varia de acordo com a causa.

A Dra. Jeanne Oiticica, m√©dica otorrinolaringologista, otoneurologista e Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Cl√≠nicas da Faculdade de Medicina da USP, explica que quando h√° obstru√ß√£o √† passagem de ar pelas fossas nasais o uso de descongestionantes, anti-histam√≠nicos, sprays nasais, anti-inflamat√≥rios hormonais (esteroides) costuma resolver o problema. ‚ÄúNos casos de sinusite, o tratamento faz-se com antibi√≥ticos. Quando a causa √© gerada pelo tabagismo, deve-se parar de fumar, largar o v√≠cio. No caso de p√≥lipo nasal o tratamento requer cirurgia e desobstru√ß√£o da via nasal interditada. Quando a anosmia √© causada por sequelas, existem alguns medicamentos do tipo antioxidante que podem ajudar. Portanto, o tratamento √© direcionado caso a caso, de acordo com a etiologia‚ÄĚ, conclui Dra. Jeanne.
 
Perfil Dra. Jeanne Oiticica

Médica otorrinolaringologista, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientadora do Programa de Pós-Graduação Senso-Stricto da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.
Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Cl√≠nicas da Faculdade de Medicina da USP. Professora Colaboradora da Faculdade de Medicina da Universidade de S√£o Paulo. Respons√°vel do Ambulat√≥rio de Surdez S√ļbita do hospital das Cl√≠nicas ‚Äď S√£o Paulo.


 
tags:






Comentários (0):


ANTES DE ESCREVER O SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE:
Todo e qualquer comentário postado neste site é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios, obscenos ou que não tenham relação com o conteúdo serão excluídos. Dê a sua opinião com responsabilidade!
Comentários

Deixe o seu comentário:

Nome:


E-mail (não será publicado):


Mensagem:


enviar















Siga-nos nas Redes Sociais