Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/gussan15/mktnova-1.com/saudelazer/noticias-comentarios.php:5) in /home/gussan15/mktnova-1.com/saudelazer/includes/metas2.php on line 5
Revista Saúde & Lazer - Notícia na íntegra



ACHE AQUI O SEU PROFISSIONAL DE SA√öDE!
Médico Dentista Fisioterapeuta Nutricionista Fonoaudióloga Psicólogo Enfermeira Terapias Alternativas Personal Trainer Veterinário

Cadastro gratuito para os profissionais de saúde. Clique aqui.

  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer
  • Jornal Saúde e Lazer

Edição Impressa
Assine nossa newsletter:
cadastrar
Participe da nossa enquete:
1.QUAL A MELHOR UTLIZA√á√ÉO PARA O BOULEVARD OL√ćMPICO?









votar
ver resultado


Dor na sola do pé pode ser sintoma de Fascite Plantar

19/05/2017 | Visualizações: 156
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer
Dê a sua nota:
Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer Saude e lazer



 Uma nova modalidade de esporte cresce pelas ruas da cidade: a corrida de rua. Para quem pratica , os p√©s podem ser foco de les√Ķes devido √† natureza da atividade f√≠sica. E um dos problemas mais comuns nessa parte do corpo √© a fascite plantar. Ela √© sentida atrav√©s de uma fisgada na planta do p√©, que aparece porque a √°rea tem uma curvatura natural e precisa se acomodar ao solo. Ou seja, essa tens√£o acaba sobrecarregando suas estruturas. O excesso de uso pode gerar inflama√ß√£o, dor e rigidez na regi√£o.
 
O ortopedista Jos√© Carlos Cohen, Coordenador de Cirurgia do p√© e Tornozelo do Hospital Universit√°rio Clementino Fraga, da UFRJ, explica abaixo o que √© fascite plantar, suas causas como evitar e o tipo de tratamento usado para combater a doen√ßa. A fascite plantar √© uma inflama√ß√£o na sola do p√©, que ocorre pelo esfor√ßo excessivo da regi√£o. Segundo Jos√© Carlos Cohen, esse tecido √© denominado f√°scia plantar, uma aponeurose (tecido que recobre a musculatura da planta do p√©) que se estende do calc√Ęneo, osso que forma o calcanhar, aos dedos. Ela ajuda a manter o arco longitudinal do p√©. ‚ÄúA corrida e caminhada aumentam a for√ßa exercida sobre o p√©, ainda mais quando a sobrecarga ultrapassa a capacidade do p√© de absorver o trauma, por isso a dor. A fraqueza dos m√ļsculos, para absorver esse impacto influencia‚ÄĚ, afirma o especialista.
 
Comum em pessoas com mais de 40 anos, a doen√ßa tem uma incid√™ncia sete vezes maior em mulheres do que em homem, motivado por v√°rios fatores que v√£o desde a maior sensibilidade da musculatura, dist√ļrbios hormonais, at√© o uso de salto alto. ‚ÄúEsses fatores deixam as mulheres mais propensas ao encurtamento dos m√ļsculos posteriores da perna, lembrando que a simples presen√ßa de um espor√£o de calc√Ęneo visualizado numa radiografia n√£o confirma o diagn√≥stico, j√° que o espor√£o por si s√≥ n√£o provoca sintomas na maioria dos casos.

Pisada errada, encurtamento do tend√£o de Aquiles e da musculatura posterior da perna e esfor√ßo excessivo da sola do p√© podem ser apontados como fatores predisponentes da doen√ßa. Ainda segundo Jos√© Carlos Cohen, os sintomas est√£o relacionados ao espessamento da f√°scia devido √† inflama√ß√£o e a fibrose e calcifica√ß√£o neste tecido. ‚ÄúO diagn√≥stico pode ser feito levando em considera√ß√£o apenas os sintomas e realizando testes espec√≠ficos, sem a necessidade de exames complementares‚ÄĚ, diz o especialista.

A melhor maneira e mais utilizada de tratamento ainda √© a mais conservadora: resolver o que est√° causando a sobrecarga na f√°scia, sendo a cirurgia raramente indicada. ‚ÄúOs procedimentos s√£o feitos somente em √ļltimos casos, quando o tratamento conservador n√£o surtiu efeito‚ÄĚ, afirma o especialista, acrescentando que uma rotina de alongamentos, a utiliza√ß√£o de cal√ßados espec√≠ficos para cada modalidade s√£o essenciais para evitar fascite.

Clínica Ortopédica Cohen


 
tags:






Comentários (0):


ANTES DE ESCREVER O SEU COMENTÁRIO, LEMBRE-SE:
Todo e qualquer comentário postado neste site é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios, obscenos ou que não tenham relação com o conteúdo serão excluídos. Dê a sua opinião com responsabilidade!
Comentários

Deixe o seu comentário:

Nome:


E-mail (não será publicado):


Mensagem:


enviar















Siga-nos nas Redes Sociais